quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PCN - Língua Portuguesa


O Parâmetro Curricular Nacional é um documento oficial que possui metas, objetivos e princípios para a Educação Básica. Um instrumento para o professor organizar suas ações pedagógicas e didáticas e na sala de aula, considerando a formação de um aluno que possa enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor dos seus direitos e deveres.

Os fundamentos no Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa se baseia na construção do conhecimento a parir do contexto social vivido pelos alunos com a necessidade de reestruturação do ensino com o objetivo de encontrar a forma de garantir, de fato, a aprendizagem da leitura e da escrita.
Os conceitos abordados possuem o principal intuito de reflexão, no qual são relacionados o conceito a língua oral, língua escrita e análise sobre a língua. São abordados conteúdos conceituais que não descartam o contexto do aluno.

Os conteúdos são desenvolvidos nas habilidades linguísticas de falar, escutar, ler, escrever e organizar em torno de dois eixos básicos: o uso da Língua oral e escrita e a análise e reflexão da língua.


Como graduanda é muito enriquecedor a leitura do PCN de Língua Portuguesa, e acho fundamental que todos os profissionais da área de educação tenham conhecimento desse documento ( atualmente isso não acontece) para se ter uma base sólida e teórica no momento de se exercer a prática com os alunos dentro de sala de aula. Com isso, se tem uma educação com mais qualidade.

" Necessidade de melhoria na qualidade de ensino: na primeira série do E. Fundamental com dificuldades na alfabetização e na quinta série não há o uso eficaz da linguagem para que possam continuar até oitava série. As dificuldades dos alunos universitários está na compreensão de textos propostos para leitura e organização de ideias."

Apenas a escola é responsável por educar ?


Se a escola e a família são os principais responsáveis pela Educação, era de esperar uma parceria azeitada. O que se vê, no entanto, é uma relação tensa. Uma das grandes queixas é a falta de envolvimento dos pais na vida escolar.

Mais do que interesse, os pais têm obrigações. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que cabe à garotada estudar e à família cuidar para que a frequência às aulas seja cumprida, sob risco de punição. O Ministério da Educação (MEC) lançou, em 2008, um manual para incentivar a participação familiar. Recentemente, pais que recebem o Bolsa Família passaram a ter presença obrigatória em reuniões escolares.



# Gêneros Textuais : Definição e Funcionalidade



"Os gêneros textuais se constituem como ações sócio- discursivas para agir sobre o mundo e agir o mundo. São artefatos culturais construídos historicamente pelo ser humano"
  • Vinculado a fenômenos históricos e culturais
  • Relacionado a algum meio de comunicação
  • Forte relação com as inovações tecnológicas. Ex.: Carta eletrônica (e-mail)
  • Na maioria dos casos possui linguagem informal
Tipos textuais: Narração, argumentação, exposição, descrição, injunção, conjunto limitado de categorias teóricas.
Gêneros textuais: Telefonema, carta, piada, bate-papo no computador, bilhete ... São inúmeros. Uma propriedade sócio-comunicativa.
Importante saber que em um gênero textual pode haver vários tipos textuais relatados entre si.

  • Domínio Discursivo: " Práticas discursivas dentro dos quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais "

domingo, 6 de novembro de 2011

Professores com medos dos alunos

LEIAM ESSA TRISTE NOTÍCIA DO Correio da Amanhã, UM JORNAL DIÁRIO DE PORTUGAL :


"... alunos de uma turma do 9º ano levaram o professor de Música ao desespero. Insultaram-no, bateram-lhe na cabeça e empurraram-no até cair no pátio da escola. A 9 de Fevereiro, o professor Luís Vaz do Carmo suicidou-se na ponte 25 de Abril."