quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prova Brasil e Saeb


É importantíssimo que nós como educadores em formação saibamos bem sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas para diagnosticar e acompanhar a nossa educação. Cito então um trecho retirado do portal do Mec sobre a A Prova Brasil e o Saeb.


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.


Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.


Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.


A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.


As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Um comentário:

  1. Vanessa, seria interessante que contextualizasse seu leitor... Esta postagem diz respeito a uma aula. As reflexões sobre as avaliações externas, como você bem disse, devem fazer parte do cotidiano do professor para que possa compreender de que foram elas podem impactar em seu trabalho.


    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir