quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

# Gêneros textuais segundo Marcuschi


Para Marcuschi os gêneros textuais situam-se histórico-socialmente e ele observa que povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gêneros.

Hoje em dia, com o uso do computador
pessoal e da Internet, presencia-se uma explosão de novos gêneros.Ele observa ainda que o surgimento de novos gêneros textuais nada mais é que uma adaptação dos gêneros já existentes às tecnologias encontradas atualmente. O e-mail troca mensagens eletrônicas, mas as cartas já trocavam mensagens antes, só que utilizando um meio diferente. Esse fato nos leva a outra observação. A depender de onde o texto é inserido, ele será um ou outro gênero textual. Como vimos no caso da mensagem que, se enviada de forma eletrônica ou se enviada de forma usual, escrita em uma folha de papel, será e-mail ou carta. Outro exemplo é o scrap uma evolução digital do bilhete e a charge animada versão digital da charge. Ele faz a definição entre gênero
e tipo textual mostrando a diferença e exemplificando os gêneros e os tipos textuais. Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. (MARCUSCHI, p 27).

Após diferenciar gênero de tipo textual, Marcuschi concretiza suas idéias com o exemplo de uma carta informal. Nela observamos o uso de vários tipos textuais predominantes na carta.
Ressalta: (...) vai-se notar que há uma grande heterogeneidade tipológica nos gêneros textuais. (Marcuschi, p 27).

Deve-se ressaltar a idéia de gêneros orais e escritos, pois há gêneros que são recebidos de forma oral, mas que são, originalmente, escritos, como é o caso de notícias de televisão ou rádio. Marcuschi conclui, com a ajuda de Douglas Biber (citado em sua bibliografia) que os gêneros textuais são determinados de acordo com a necessidade e objetivos dos falantes e da natureza do tópico tratado. Fundam-se em critérios externos e internos . Diz ainda que os gêneros textuais se encaixam em uma adequação tipológica e segue alguns aspectos como: natureza da informação ou do conteúdo vinculado; nível de linguagem; tipo de situação em que o gênero se situa etc.

Comentário sobre a obra : "Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão"


Um comentário:

  1. Sua postagem está bem focalizada. Explorou bem o texto e apresentou reflexões próprias sobre as ideias do autor. Sugiro que utilize outros materiais, como reportagens, textos, vídeos, etc que estejam relacionado ao assunto. Isso enriqueceria seu blog... Que tal? Se puder fazer até segunda-feira, eu volto a visitar seu portfóliio...

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir