quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Conversando com Foucault ..


Uma reflexão sobre o livro: "A ordem do discurso"



O que vem na cabeça quando paramos para pensar sobre o que é um discurso ? Basicamente, que é um conjunto de pensamentos organizados e expostos para uma pessoa ou um grupo de pessoas.
Após ler Faucault, pude compreender melhor a complexidade do discurso, suas práticas e poder, suas causas e consequências.
Um fragmento interessante do livro : " -o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nós queremos apoderar". Ou seja, divergências e lutas ocorrem pelo poder do discurso como algo valioso, como algo que dar poder, não é simplesmente o que se manifesta ou oculta o desejo é também um objeto de desejo. Quando se tem esse pode-se ter a apropriação de uma nação, um conhecimento, uma lei, uma religião, uma(s) vida(s) e etc. Assim sendo, encontra-se o poder, nas famílias, na comunidade, na cidade, no Estado, mas também, nas já tão mencionadas (por Foucault.), instituições de poder, a escola, a fábrica, a polícia, o hospital, o hospício. Que, no entanto, partilham seus domínios de poder, com a política, com o crime e etc, sendo todos portadores de discursos de suas consequências.


Portanto, desse ponto de vista podemos entender como se procede a ordem do discurso.


Foucault também chama a atenção para um discurso que é ignorado pela sociedade, o do louco, suas palavras não circulam pela sociedade como as das outras pessoas não consideradas loucas. O louco diz para a sociedades o inesperado, o que está fora do padrão de conhecimento, de opinião, de postura. Por isso chamado de louco. Mas será que todas as pessoas tachadas de loucas realmente estavam doentes ? Ou não convém para determinados meios sociais compartilhar esses discursos ?

A escola é um local, o qual, os indivíduos se tem acesso a vários discursos. Se produz e reproduz o tempo todo. Os profissionais ali presentes são sujeitos produtores de significados. “Alguém que conduz os alunos em seu processo de construção do conhecimento".

Essa leitura me fez lembrar o poder que podemos ter com a dominação do nosso próprio discurso. E como podemos fazer com que funcione bem em sociedade e em nossa vida em geral. Como futura pedagoga, discurso me da habilidade para transmitir o conhecimento da melhor maneira possível (de acordo com o meu desejo).


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