quarta-feira, 21 de setembro de 2011

continuando ...



Sendo a avaliação um processo pedagógico para verificar o nível de aprendizado dos alunos, os professores devem saber que o principal objetivo não é classificar, nem quantificar, - o que acontece na maioria das escolas - mas acompanhar, vivenciar no cotidiano o desenvolvimento e as dificuldades dos alunos. Porém, é muito difícil de por em prática essa teoria sabendo que a realidade brasileira é a de 50 alunos dentro de uma sala, no qual, deveria haver 35. Esse é um grande desafio para estes profissionais atuantes.

A avaliação formativa possui as seguintes características:

* Informativa - O professor guia o processo de aprendizagem de acordo com seu desempenho natural do aluno.
* Informativa para o professor e o aluno - Orienta o professor para direcionar o aprendizado ao aluno.
*Suporte para o aluno e reguladora do trabalho do professor - Se coloca à disposição do aluno para auxiliá-lo.

"A avaliação formativa é, antes de tudo, uma avaliação contínua." (ibid., p.21)


A avaliação tradicional é muito tecnicista, "engessada" e que tem um padrão a ser seguido não sendo essa a forma mais eficaz para lhe dar com pessoas, cada uma com sua subjetividade, seu ritmo, bagagem de vida e etc.

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